telefone(85) 4009.6300

Programa ViraVida, do SESI/CE, participará da campanha Coração Azul

17/07/2015 - 16h07

O Programa ViraVida, do SESI/CE, está articulando uma parceria com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) para divulgação, no Ceará, da campanha Coração Azul. Criada pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Unodc), a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para as milhões de vítimas do tráfico de pessoas e mobilizar apoio para combater esta forma moderna de escravatura. Segundo a  Unodc, o coração azul representa "a tristeza das vítimas do tráfico, a desumanidade dos autores deste crime e o empenhamento das Nações Unidas em combatê-lo”.

Segundo a coordenadora do ViraVida no Ceará, Ana Isabel Cabral, os jovens do Programa ViraVida receberão, durante o mês de Julho, informações dos técnicos da SEJUS a cerca da temática. Em nível nacional, com a campanha, o Brasil se compromete a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas. O mês de julho é simbólico para a as ações de conscientização, pois o dia 30 é o Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas.

Números - O tráfico de pessoas é um crime que explora mulheres, crianças e homens para inúmeros propósitos, incluindo trabalho forçado e sexo. Na Europa, estima-se que o tráfico de pessoas movimente 2,5 bilhões de euros todos os anos. No mundo todo, uma população que pode chegar aos 2,5 milhões de pessoas foi vítima dos traficantes de seres humanos e é submetida a trabalho forçado, ou exploração sexual.

Relatórios do Unodc dão conta de que 58% das pessoas traficadas são submetidas à exploração sexual e 36% a trabalho escravo. No Brasil, de 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias desse crime. Dois terços - 344 - dos inquéritos são relacionados com trabalho escravo. Outros 157 são de tráfico internacional e 13 investigaram tráfico interno de pessoas, modalidade onde o índice de denúncia é muito baixo. A atuação do Estado brasileiro resultou no indiciamento de 381 suspeitos. Por causa de limites da legislação e de dificuldades em reunir provas, apenas 158 foram presos.

Outras informações sobre a Campanha Coração Azul podem ser obtidas pelo www.facebook.com/CampanhaCoracaoAzul. Para fazer denúncias, use o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, ou 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível se comunicar com a Coordenação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça pelo e-mail de informação: traficodepessoas@mj.gov.br ou pelo e-mail de denúncia da Polícia Federal: urtp.ddh@dpf.gov.br

Informações sobre o ViraVida no Ceará pelo telefone 3421.6127

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon