PDA promove curso sobre como evitar problemas trabalhistas
Uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), realizou, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o curso com o tema “Como evitar problemas trabalhistas”.
Durante o curso, foram apresentadas as rotinas trabalhistas que devem ser seguidas na gestão dos recursos humanos das empresas, desde o momento da admissão até a dispensa. Além disso, os participantes conheceram como advertir sobre os cuidados a serem adotadas em todas as etapas do contrato de trabalho e sobre as consequências de sua não observação.
Entre as empresas participantes, estiveram: JVS Engenharia, Scopa Engenharia, Sert Engenharia, Delta Negócios Imobiliários, Portofino Imóveis, Construtora Montenegro, Integral Incorporações e Participações, Ferraz Engenharia, Construtora Marquise. O grupo contou ao todo com 22 profissionais.
Para a facilitadora do curso, Maria Inez Diniz, a legislação trabalhista é um dos temas que mais impactam na competitividade das indústrias. “A empresa deve estar atenta para o fato de que as infrações ocorrem de forma sutil no dia-a-dia. Se a indústria não tiver cuidado, essas infrações começam a ocorrer, por causa de detalhes que podem infringir algum aspecto da legislação trabalhista e ser notificada”.
O que é Programa de Desenvolvimento Associativo?
O Programa de Desenvolvimento Associativo tem como objetivo fortalecer a representação sindical empresarial, de modo a aprimorar a atuação das empresas, ao desenvolver a competitividade das indústrias e o crescimento sustentado do país. A iniciativas do PDA são distribuídas em dois eixos: o Associa Indústria, com uma série de cursos e iniciativas oferecidos pelos sindicatos às indústrias representadas, e o Avança Sindicato, que reúne ações para aprimorar a gestão e a comunicação dos sindicatos industriais, com desenvolvimento de competências específicas de líderes sindicais.