Empresários destacam ganhos com a Canton Fair na China
Uma missão empresarial nacional, organizada pelo Centro Internacional de Negócios e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), está na China para visitar a 118º Canton Fair, um dos maiores eventos comerciais do mundo, finalizada ontem (19/10). Do Ceará, seguiu um grupo de 34 empresários dos setores de reciclagem, eletrometalmecânico e calçados que já destaca os resultados da visita.
O empresário Leandro Moraes, da Illo Química, de Concordia (SC), considera a ida à Canton Fair uma experiência ímpar para qualquer empresário, por conta da troca de informações e contatos com outros empresários de vários lugares, além de mostrar o tamanho e o apetite dos chineses.
Já para João Carlos Lopedote, da Recicladora São José, de Maracanaú (CE), a feira foi excelente. Segundo ele, foi uma boa oportunidade para a participação da sua empresa, gerando conhecimento do processo de exportação, sobre o potencial de venda do produto no mercado chinês e contatos com potenciais clientes.
De Belém (PA), o empresário João Marcelo Azevedo Santos, da MmM Santos Editora, foi importante porque gerou conhecimento sobre o mercado além de prospectar novas ideias e possibilidades de diversificação dos negócios da sua empresa.
Até o segundo dia, a Canton Fair, que se iniciou em 15 de outubro, recebeu 62.946 visitantes estrangeiros, reunindo um total de 353 empresas que fazem parte dos países e regiões da "Rota de seda", representando 60% dos expositores estrangeiros com destaque para países localizados na Ásia, Europa e África.
A coordenadora de Comércio Exterior do Centro Internacional de Negócios, Beatriz Bezerra, destaca que, na visão dos exportadores chineses, o aumento de custos e as incertezas nos preços das commodities internacionais, têm diminuído a vantagem do comércio internacional chinês. Assim, o "made in china"precisa mudar para "rooted In China, made globally" (originado da China, feito globalmente), a competitividade não será mais por preço e sim em valores agregados baseados em pilares como fortalecimento da marca, alta tecnologia, inovação e provedor de solução integrada. A China é o maior polo comercial e consumidor do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil.
No Ceará, a missão foi articulada pelo Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com os participantes sendo associados ao Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Sindicato das Indústrias de Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec) e ao Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortaleza (Sindcalf).