FIEC promove palestra com o tema “NR17 – Por que se adequar”?
A norma regulamentadora NR 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata de ergonomia e aborda, principalmente, questões posturais e sobre o manuseio correto de equipamentos com o intuito de evitar doenças e acidentes de trabalho, foi tema da palestra NR17 - Por que se adequar?. O evento, realizado hoje (03/11), na FIEC, foi uma ação do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN) da FIEC e do Serviço Social da Indústria (SESI/CE)
A NR 17 trata dos aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, equipamentos, além das condições ambientais e de organização do ambiente de trabalho. De acordo com o item 17.1.2 da Norma, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, todas as empresas precisam realizar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Segundo estudo do SESI, a ergonomia proporciona vantagens evidentes para as pequenas e médias indústrias, com resultados mais visíveis nas menores, devido a maior interligação entre as ações e seus respectivos benefícios. Benefícios estes que se traduzem em ganhos na produtividade e redução do absenteísmo (falta ao trabalho) trazido por mudanças sobre aspectos físicos, cognitivos e organizacionais do trabalho.
A palestra foi ministrada pelo médico e fisioterapeuta, especialista em ergonomia e fisioterapia do trabalho, Thiago Yhudi Taho, do Departamento Nacional do SESI em Brasília.