Sistema FIEC lança Rede de Bibliotecas e presta homenagem a Jaime Machado da Ponte
Ao lado dos filhos do homenageado, o presidente da FIEC, Beto Studart, e demais diretores do Sistema FIEC lançaram oficialmente a Rede de Bibliotecas Jaime Machado da Ponte. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira, 24/11, no Senai Jacarecanga, em Fortaleza. Na oportunidade, foi realizada uma reunião especial da Diretoria Plena da FIEC. Simbolicamente, Beto Studart entregou um quadro com uma foto e um perfil do homenageado igual aos que ficarão afixados em todas 8 bibliotecas fixas, nas unidades do SESI e SENAI em todo o Ceará, além de bibliotecas itinerantes e nas Indústrias do Conhecimento. Também descerrou a placa de lançamento da Rede e da nova biblioteca do SENAI Jacarecanga. Familiares do homenageado, Assis Machado, Jaime Machado, Eduardo Barreira Machado, Vera Machado, e dos ex-presidentes da FIEC, Luis Esteves Neto e Waldyr Diogo, prestigiaram o evento.
O presidente da FIEC, Beto Studart, disse que o ato de reinauguração e lançamento da Rede de Bibliotecas torna pública à sociedade e aos filhos essa homenagem a Jaime Machado da Ponte. " É a nossa forma de eternizar a memória de um grande companheiro, um industrial e pai exemplar. Com muita honra, a Rede de Biblioteca do Sistema FIEC traz o nome dele, que nos remete também ao conhecimento, aos livros e a quem tanto ajudou para o desenvolvimento do Estado. Acredito que a história deve ser escrita na perspectiva de grandes exemplos, daqueles que fizeram e realizaram como Jaime Machado da Ponte. O meu sonho infantil de industrial foi inspirado nele", ressaltou.
Emocionado e feliz, o empresário Assis Machado falou como filho e em nome da família da homenageado. Disse que uma entidade como a FIEC que olha o passado e a memória cria uma ótima cultura do futuro. Reforçou a importância da FIEC como entidade classista e social." Esse projeto da Rede de Bibliotecas é muito maior do que imaginávamos. Não é só reposicionar o nome e a foto de Jaime Machado. A lembrança do nome vai percorrer todas as unidades do Sistema FIEC e todo o Ceará. Quão eternamente gratos estamos por isso. Principalmente vindo a FIEC, que ele tinha uma paixão e considerava na maioria das vezes a sua primeira casa.", recordou;
Ao final, os presentes conheceram a nova biblioteca do SENAI Jacarecanga, que faz parte da Rede de Bibliotecas. A superintendente do Sistema FIEC, Fátima Santana, explicou a todos como funciona o espaço, que conta com uma estrutura informatizada, com software em rede (Pergamum), que permite o acesso de qualquer lugar. No acervo, livros técnicos relacionados às áreas de atuação da unidade Jacarecanga, tais como metalmecânica, meio ambiente, gestão, qualidade, logística, construção civil, gráfica, refrigeração, SST, automação, literatura, direito, mobiliário, artes, educação e informática.
Saiba mais:
A Rede de Bibliotecas Jaime Machado da Ponte é formada por 8 bibliotecas fixas, nas unidades do SESI e SENAI em todo o Ceará, além de bibliotecas itinerantes e nas Indústrias do Conhecimento. Foi idealizada para fortalecer as ações de documentação e informação, organizar de modo mais produtivo e maximizar a utilização do acervo do Sistema FIEC, com o diferencial de disponibilizá-lo ao público de acordo com as áreas de atuação de cada unidade operacional do Sesi e Senai.- O empréstimo é feito a professores das unidades, alunos, colaboradores do Sistema FIEC, trabalhadores da indústria e dependentes cadastrados.
A gestão está centralizada na Coordenação de Documentação, Informação e Memória (CDIM).
As bibliotecas do SESI são formadas por acervo de Educação, Administração, Literatura Juvenil, Ensino Fundamental, Didática,Educação Física, Saúde, Filosofia, Educação, Artes, Direito, Ciências Contábeis, Matemática, Biologia e Português.As bibliotecas do SENAI são compostas por livros técnicos da área profissionalizante de cada unidade
Jacarecanga - Metalmecânica, meio ambiente, gestão, qualidade, logística, construção civil, gráfica, refrigeração, SST, automação, literatura, direito, mobiliário, artes, educação e informática.
* Parangaba - Têxtil, vestuário, moda, administração, gestão da produção, logística, marketing, literatura, matemática, física, português.
* Certrem - Panificação, confeitaria, nutrição, laticínios, engenharia de alimentos, química, microbiologia, administração, logística, custos, inovação, tecnologia, informática, gestão de pessoas.
*Maracanaú - Automação, psicologia, sociologia, economia, direito, educação, metrologia, matemática, física, hidráulica/pneumática, química, biologia, meio ambiente, segurança do trabalho, materiais, eletrotécnica, mecânica, contabilidade, administração, recursos humanos, administração da produção, venda/marketing, combustíveis, petróleo e gás, metalurgia, couro, informática, literatura, língua portuguesa, geografia, história.
*Barra do Ceará - Automotiva, eletroeletrônica, telecomunicação e TI, energia, gestão, transporte, SST.
*Juazeiro: Saúde, SST, administração, calçados, têxtil, mecânica, eletrônica, eletricidade, construção civil, informática, educação, literatura, metrologia, hidráulica e pneumática.
- Estrutura - Bibliotecas informatizadas, com software em rede (Pergamum), que permite o acesso de qualquer lugar. No site da FIEC tem um link que permite o acesso ao acervo e o empréstimo informatizado.