Governo do Estado e SENAI Ceará celebram convênio para ações de aprendizagem em centros socioeducativos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e o SENAI Ceará celebram, amanhã, um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações de aprendizagem em centros de medidas socioeducativas, para jovens em conflito com a lei, na capital e interior. A assinatura será formalizada pelo governador Camilo Santana e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, durante almoço de confraternização com empresários nesta sexta-feira, 11 de dezembro, às 12h30, no térreo da Casa da Indústria, sede da Fiec, em Fortaleza. Participarão do evento o titular da STDS, Josbertini Clementino, além de diretores da federação, presidentes dos sindicatos filiados, empresários, entre outros.
Desenvolvido no âmbito do Programa Transformando Vidas, o convênio vai ofertar cursos de gesseiro (16 alunos) e pintor (16 alunos) com foco na Construção Civil. As qualificações serão ministradas no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider, no bairro Planalto Ayrton Sena, em Fortaleza. Os beneficiados serão jovens de 14 a 24 anos, de ambos os sexos, alunos do Ensino Fundamental ou Médio, que cumprem medidas socioeducativas por privação de liberdade.
Emprego e renda
A formalização dessa cooperação técnica entre o Governo do Ceará e o SENAI Ceará objetiva promover a política de geração de emprego e renda do governo do Estado e amplia as oportunidades de inserção de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho, através de parcerias com indústrias ou empresas privadas conveniadas com o SENAI, por meio das unidades de aprendizagem instaladas no interior dos centros educacionais. Existem 16 Centro de Medidas socioeducativas distribuídas em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Crateús. A proposta é que o projeto seja estendido a todas as unidades.
O SENAI ficará responsável pelo programa de aprendizagem; planejamento junto com a Secretaria das etapas de execução do projeto; e acompanhamento dos beneficiados nas atividades teóricas e práticas. O Convênio é mais uma ação do plano de estabilização e reestruturação do sistema socioeducativo, em curso pelo governo do Estado, por meio da STDS.
Projeto Transformando Vidas
O projeto Transformando Vidas atende jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas por meio de políticas de capacitação e ações comunitárias, prevenindo a reincidência de egressos e aumentando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Encaminha jovens para cursos profissionalizantes e acompanha seu desempenho de forma sistemática, através de atendimentos individuais psicológicos, pedagógicos e sociais e visitas domiciliares. Além disso, oferece oficinas temáticas aos jovens e suas famílias, monitoramento escolar e encaminhamento para tratamento de dependência química.
O Projeto atende a Lei da Aprendizagem no Sistema Socioeducativo, regulada pela Consolidação das Leis Trabalhistas, dentro das diretrizes do Estatuto da Crianção e do Adolescente (ECA).
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) atua no Ceará desde 1943, colaborando com o processo de desenvolvimento econômico do Estado, por meio da oferta de soluções em Educação Profissional e Inovação Tecnológica. A geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial contribuem para a ampliação das oportunidades de emprego e geração de renda, enquanto a pesquisa e o desenvolvimento de inovação tecnológica permitem às indústrias se tornarem mais competitivas no mercado.
O SENAI possui 10 unidades em Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Juazeiro do Norte, além de unidades móveis, para levar educação e tecnologia para dentro das indústrias. Em 72 anos de atuação no Ceará, o SENAI já formou aproximadamente 1,5 milhões de trabalhadores.