Diretoria da FIEC promove reunião em Juazeiro do Norte
Uma comitiva de diretores e empresários ligados à FIEC participa hoje (3/2) de atividades em Juazeiro do Norte, reunindo empresários e lideranças da região do Cariri. Pela manhã, comandada pelo presidente Beto Studart, aconteceu a reunião de diretoria da entidade, no Iu-á-Hotel. À tarde, também no Iu-á-Hotel, a jornalista Miram Leitão, a convite da Federação, profere palestra sobre a conjuntura política e econômica do país. Esta é a segunda vez na gestão do presidente Beto Studart que a FIEC se desloca ao Cariri, como forma de reconhecer a importância da região para a economia do Ceará. Em novembro do ano passado ele abriu a Feira do Empreendedor do Sebrae.
No encontro de hoje o presidente destacou a importância do Cariri e da força de trabalho da região para a economia do Ceará, correspondendo a 6,6% do PIB do Ceará. O setor industrial é responsável por 30% da mão de obra dos municípios Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, empregando cerca de 6% dos trabalhadores do Ceará e 7% da indústria no Ceará. No total, são 27.730 trabalhadores atuando na indústria no Cariri. Beto Studart listou alguns projetos da FIEC em desenvolvimento, como o Programa para Desenvolvimento da Indústria, com a realização das Rotas Estratégicas, o Observatório da Competitividade Industrial, a atuação dos Núcleos de Energia, Economia, Meio Ambiente e de Assuntos Legislativos, além da parceria do SESI com o Google no projeto Google for Education.
O representante regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon) na região do Cariri, Felipe Neri, destacou o potencial econômico do Cariri. "A localização do Cariri, o pólo educacional e o turismo fazem da região uma das mais promissoras para os negócios", destacou. Já Marco Tavares, representante da FIEC no Cariri, ressaltou que um dos benefícios imediatos da realização da reunião no Cariri é a aproximação dos empresários dos serviços oferecidos pelas casas do Sistema FIEC. "Com essa reunião poderemos passar demandas específicas da região para impulsionar as empresas e negócios, com foco na qualificação dos colaboradores". Antônio Mendonça, presidente do Sindindústria, ressaltou a importância da presença da comitiva da FIEC no Cariri. "Sempre acompanhamos as reuniões em Fortaleza e lamentamos que nossos associados e empresários da região não possam também. É um momento especial para nós."