Redução dos custos de energia é tema de palestra promovida pelo Sindiembalagens
O coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, apresentou nesta quarta-feira (23/3), na Casa da Indústria, opções de redução de gastos de energia nas indústrias. O evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose e Embalagens em Geral no Estado do Ceará (Sindiembalagens).
O consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, fez um panorama geral do setor elétrico do país e do estado. Dentre as opções para reduzir o consumo, Rolim sugeriu que os industriais observem máquinas e equipamentos que possam ser desligados nos horários de ponta; adequação da modalidade de contrato junto à companhia elétrica e adequação do fator de potência da instalação.
Além disso, Rolim apontou que para reduzir o consumo de energia em uma indústria é preciso avaliar sistemas de refrigeração e de iluminação. Também foram abordados assuntos como fontes renováveis para reduzir custos, conceitos e principais oportunidades em eficiência energética, mercado livre de energia, bandeiras tarifárias, tarifa de energia e as principais características do setor elétrico brasileiro.
O evento foi realizado em parceria com o Sindienergia, Sindquímica, Sindipneus, Sindgráfica, Sindiverde e Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra).