Líderes empresariais criam comitê pela inovação no Ceará
A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), implantou nesta segunda-feira (11/4) o Comitê de Líderes Empresariais do Núcleo Estadual de Inovação do Ceará (NEI/CE).
O comitê é formado por 19 empresários cearenses de diversos segmentos industriais e se reunirá periodicamente com representantes do governo para definir caminhos que potencializem a inovação no setor empresarial cearense, bem como para avaliar as ações já em curso de estímulo à inovação no estado e no país.
A reunião foi capitaneada pelo presidente da FIEC, Beto Studart, que ao dar as boas vindas aos participantes falou da importância da criação de uma instância local para discussão e consolidação de uma agenda de inovação para o Ceará, atuando em consonância com a MEI. “Nos países desenvolvidos a inovação está instalada, faz parte do ritual diário. Aqui, as pessoas lançam um determinado produto ou mantém uma determinada forma de gerir o negócio e acham que aquela é uma postura eterna, que não precisa mudar. E a inovação, que é precisamente um rejuvenescimento das nossas práticas, dos nossos produtos, precisa passar literalmente pelo conhecimento dos anseios da sociedade. A longevidade das empresas passa pela arte da inovação. E é esse ambiente de conhecimento que estamos criando na Federação”, afirmou.
A diretora de inovação da CNI e do Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Nacional, Gianna Sagazzio, participou da reunião apresentando ações realizadas pela MEI nos últimos anos, os resultados e as prioridades da agenda do movimento. “A MEI existe desde 2008 e vem evoluindo bastante ao longo dos últimos anos. Estamos aqui para convidarmos os líderes empresariais cearenses a se engajarem nessa mobilização que tem como objetivos principais formular propostas de aprimoramento das politicas públicas de inovação e contribuir, de fato, para que as empresas brasileiras inovem mais, de forma a serem mais competitivas e a gente consiga atingir mais prosperidade para o país”, informou.
O superintendente do IEL-CE, também coordenador do NEI-CE, Ricardo Sabadia, ressaltou a importância do Comitê para o Ceará. “A instalação do Comitê nos abre as portas do movimento nacional empresarial para a inovação, onde as grandes estratégias de inovação para o desenvolvimento do país são discutidas”.
A gerente de tecnologia e inovação do IEL-CE, Adriana Kellen, complementou. “Demos um grande passo para uma ação política e estratégica do NEI-CE, que agora vai ter seu trabalho ampliado. O NEI já vinha atuando há dois anos pela inovação dentro das empresas cearenses, mas agora teremos representantes da indústria local com perfil de peso para nos ajudar a nortear melhor em relação às ações estratégicas de inovação sempre em sintonia com as demandas nacionais”, declarou.
O Comitê de Líderes Empresariais do Ceará é formado por lideranças de diversos segmentos industriais, como Construção Civil, Calçados, Metalmecânico, Químico, Tecnologia da Informação Confecções, Alimentos e Têxtil. O próximo passo é a elaboração de um plano de trabalho para a participação direta do Comitê cearense na mobilização nacional.
Líderes empresariais criam comitê pela inovação no Ceará: http://goo.gl/LRhKx3A Mobilização Empresarial pela Inovação...
Publicado por IEL Ceará em Segunda, 11 de abril de 2016