Programa Indústria de Talentos IEL/CE debate empregabilidade
Qual é a sua marca? Quais são os seus pontos fortes? O que você faz para construir sua trajetória de vida? Essas foram algumas provocações levantadas pela psicóloga e coach Técia Caetano durante a palestra “Como maximizar sua empregabilidade”, do Programa Indústria de Talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), realizada no dia 07 de abril, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
“Independente de crise econômica, não importa se você é um empresário ou estudante: cada um deve ser responsável por garantir sua empregabilidade. E, pra isso, você deve saber qual é a sua marca, o que lhe torna diferente frente a produtividade que as empresas estão buscando”, avaliou a executiva, com experiência de mais de 22 anos de atuação em gestão estratégica empresarial.
E o que as empresas estão fazendo para permanecer no mercado? Entre as opções listadas por Técia Caetano, estão o de revisar o modelo de negócio – e isso envolve admitir ou demitir pessoas; aumentar a produtividade; rapidez na adaptação às mudanças e engajamento e busca de atitudes proativas pelos funcionários.
“Peter Drucker, professor, considerado pai da administração moderna, já dizia que as pessoas são admitidas por suas habilidades técnicas e demitidas por seus comportamentos. As pessoas precisam elaborar estratégias para elevar sua empregabilidade e isso perpassa por sua vontade de ser um profissional vitorioso, pró-ativo e buscador de oportunidades”, afirmou.
Programa Indústria de Talentos IEL/CE
Realizado em instituições de ensino e empresas, o programa proporciona vivências ricas dentro do novo perfil de experiências que atraem atualmente jovens estudantes e estagiários