Programa de Desenvolvimento Associativo da FIEC realiza em Iguatu curso sobre problemas trabalhistas
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou hoje (12/5), em Iguatu, o curso Como evitar problemas trabalhistas. O evento teve como facilitador, o advogado trabalhista, gestor de recursos humanos e diretor da comissão de Direito Empresarial do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, André Luis Dias de Araújo, e contou com a presença de 21 pessoas, compreendendo empresários e profissionais de Iguatu.
O intuito foi apresentar as rotinas trabalhistas que devem ser seguidas na gestão dos recursos humanos de uma empresa, desde o momento da admissão até a dispensa, bem como advertir sobre os cuidados a serem adotados em todas as etapas do contrato de trabalho.
Durante o curso, o consultor, por meio de abordagem prática e dinâmica, levou os participantes a refletirem sobre os procedimentos a serem adotados no âmbito da admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho.
André Luis também conduziu uma reflexão sobre a complexidade e a rigidez da legislação trabalhista e sobre a necessidade de modernizá-la. Ele apresentou ainda algumas ações de defesa de interesses promovidas pelo sistema de representação da indústria, no campo das relações do trabalho, estimulando os presentes a participarem da ação coletiva, por meio dos sindicatos empresariais da indústria.