Personalidades da indústria cearense são homenageadas pela FIEC em comemoração ao Dia da Indústria
O ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macêdo; o CEO da Companhia Siderúrgica do Pecém, Sérgio Leite; e o membro do Conselho de Administração da OCS Mineração e Empreendimentos Ltda, Orlando Cerneiro de Siqueira, foram homenageados nesta quinta-feira (02/06), com a Medalha do Mérito Industrial durante a solenidade de comemoração do Dia da Indústria, realizada tradicionalmente pela FIEC.
O presidente da FIEC, Beto Studart, ressaltou a importância dos agraciados como exemplos. “Nesta celebração, não apenas homenageamos os agraciados, mas principalmente aproveitamos o momento para disseminarmos, entre todos nós, os exemplos de tenacidade, ousadia e crença nos valores que fortalecem a iniciativa privada como instrumento fundamental para o desenvolvimento da economia e da sociedade como um todo”.
Representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, destacou que a trajetória dos agraciados honram a indústria cearense e repercutem no Brasil. Em sua fala, exaltou o empreendedorismo e a necessidade de reconhecer e apoiar mais os empreendedores cearenses. Para ele, o Ceará é exemplo. “Deveríamos aprender um pouco mais sobre a interiorização do parque industrial; o investimento estratégico em logística; a valorização das marcas locais e atração de novos empreendimentos”.
Roberto Macêdo discursou em nome dos homenageados. O ex-presidente da FIEC se disse emocionado ao receber a homenagem. “Por diversas vezes tive a satisfação de conceder medalhas a empresários de destaque no nosso meio industrial. Fiz isso sempre com muito orgulho e satisfação”.
Para o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, a homenagem à CSP é muito importante. “É um empreendimento que vai aumentar em 12% o PIB do Ceará e em mais de 40% o PIB da indústria do estado”. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, prestigiou o evento e disse ser preciso celebrar o espírito empreendedor e as conquistas desses três empresários para o Ceará, que, mesmo com todas as dificuldades, têm gerado receita para o estado e para os municípios”.
Medalha do Mérito Industrial
Entregue desde 1974 a cerca de 90 agraciados, a comenda presta homenagem a empresários e personalidades com atuação marcante no impulso do desenvolvimento econômico do Ceará por meio de relevantes serviços prestados ao setor industrial cearense. Em 2015, foram homenageados o empresário do setor de cajucultura, Humberto Fontenele; Pedro Alcântara Rego de Lima, proprietário do grupo 3 Corações; e Ivens Dias Branco Júnior, do grupo M. Dias Branco.