telefone(85) 4009.6300

Profissional de TI atribui conquista profissional a experiência como medalhista na Olimpíada do Conhecimento

15/07/2016 - 13h07

O cearense José Maria da Silva Carneiro Filho, 22, trabalha hoje na F13 Tecnologia, empresa que atua com Sistemas Linux. A conquista profissional e a inserção no mercado profissional foram alcançadas, segundo José Maria, pela experiência obtida quando ganhou a medalha de prata durante a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento em 2014, realizada em Minas Gerais. Ele participou da competição na modalidade Administração de Sistemas de Redes.

Para José Maria, a experiência foi "incrível, difícil até de descrever perfeitamente". O medalhista considerou de suma importância o apoio técnico dos profissionais do SENAI. "O longo tempo de treinamento e preparação de trabalho árduo, dedicação e esforço foram  recompensados com os dias passados em Minas Gerais, focado, e com um único pensamento em ganhar a medalha, que com o passar de cada dia de prova, foi se tornando cada vez mais real. O conhecimento aprendido foi enriquecedor. A ajuda e os apoios da avaliadora (Edilaine Santiago), do instrutor (Eduardo Valente) e do gerente (Elias Pedrosa), além é claro dos demais instrutores do SENAI da Barra, foram fundamentais para essa conquista", revela.

José Maria reconhece que a participação na Olimpíada mudou a sua vida pessoal e profissional. "Mudou porque ganhei mais maturidade, senso de responsabilidade, poder de concentração e foco em resolver os problemas que aparecem. Saber que sou muito capaz", complementa. Assim como o ex-aluno José Maria à sua época, muitos cearenses alunos do SENAI participam nesses meses de julho e agosto da primeira bateria de provas de seleção dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Na competição serão submetidos às provas de seleção da equipe brasileira os estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Eles têm até 21 anos de idade e conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados nos estados. A seletiva, que terá a participação de 407 estudantes do SENAI em todo o Brasil, realizará 43 provas em diversas ocupações da indústria, em 32 cidades do país entre julho e agosto.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados somente na Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

De 26 a 28 de julho, o Ceará sediará a ocupação de Eletrônica Industrial, no qual receberá os alunos de 16 estados do Brasil para a competição. Os estudantes que competem na ocupação precisam demonstrar capacidades e competências para gerenciamento e organização do trabalho, aplicação dos princípios da eletrônica na prática, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e medição de avarias, além de montagem de peças e componentes. No Estado, a Olimpíada do Conhecimento faz parte de um evento maior: Conexão SENAI.

Saiba mais: A Olimpíada do Conhecimento é a competição nacional que o SENAI realiza a cada dois anos. Em 2016, o torneio de educação profissional será em Brasília, de 10 a 13 de novembro, em novo formato. As provas individuais de cada ocupação das edições anteriores deram lugar a desafios que devem ser resolvidos em equipe. Os cerca de 500 competidores da Olimpíada terão de usar as habilidades técnicas e pessoais para desenvolver soluções e produtos para empresas e para a comunidade.

Os desafios consideram conceitos como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade. As equipes serão formadas por um grupo de profissionais de diferentes ocupações. Eles terão de desenvolver sete projetos, que são: casa popular inteligente, carro conceito, soluções sustentáveis em tecnologia da informação, tuning ou carro customizado, roupa multifuncional, festa saudável e  produtividade leiteira.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon