telefone(85) 4009.6300

Cointec recebe pesquisador de Portugal para aproximar setor produtivo cearense e instituições portuguesas

15/09/2016 - 16h09

O pesquisador do Instituto Superior Técnico de Liboa (IST) e do laboratório IN+, de Portugal, José Luiz Moutinho, participou ontem (14/09) de reunião no Conselho Temático de Tecnologia e Inovação (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para ouvir sugestões de parcerias entre o setor produtivo e instituições de pesquisa e tecnologia de Portugal.

Além da FIEC, no Ceará, Moutinho visitou instituições de pesquisa com o objetivo de conhecer a produção cearense e trazer perspectivas de parcerias com ecossistemas de inovação portugueses. “Vim fazer esse mapeamento de competências. Fiquei impressionado com o que é feito de pesquisa aqui. Temos muito interesse nessa parceria”. Moutinho destacou as semelhanças entre o Ceará e Portugal, como a língua, a quantidade de habitantes, etc. As áreas de pesquisa de interesse são: mudanças climáticas, gestão de água, energia, análise de dados e espacial. Além dessas, Moutinho sugeriu que outras áreas podem ser sugeridas.

Samuel Façanha, membro da RedeNit Uece, acompanhou Moutinho durante a visita e ressaltou a grande capacidade de Portugal em diversas áreas. “O Ceará e Portugal podem ser portas de entrada, um para o outro. O Ceará para o Brasil e Portugal para a Europa”.

O presidente do Cointec, Sampaio Filho, apresentou os projetos da FIEC relativos ao estímulo à inovação, como o Programa de Desenvolvimento da Indústria, e apresentou a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE).

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SESI - ​​Serviço Social da Indústria | CNPJ: 03.804.327/0001-04
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright
Balão de Chatbot
whatsapp-icon